Lenda do Uirapuru. Lendas Brasileiras
TURMA DA MÔNICA EM LENDAS BRASILEIRAS: UIRAPURU
Os nativo da Floresta Amazônica contam que, no sul do Brasil, existia uma tribo de índios valentes e que um dos guerreiros era apaixonado pela filha do cacique.Ele era um rapaz forte e inteligente. E a moça era bonita e delicada. Os dois se conheceram numa festa da tribo e logo se apaixonaram.
Mas havia um problema: o cacique já tinha prometido que sua jovem filha se casaria com outro guerreiro. Mesmo assim, o casal namorava escondido. E sempre que o cacique saía para caçar ou pescar, os dois apaixonados se encontravam.
Certo dia, a indiazinha, incomodada com aquela situação, disse para seu amado:
— Temos que contar para o meu pai sobre o nosso namoro. Ele não vai nos perdoar se descobrir essa traição.
O guerreiro passou dias e dias pensando em como falar com o cacique sobre o seu namoro com a linda indiazinha, mas não conseguia descobrir uma maneira.
Então, o cacique acabou descobrindo tudo, por conta própria. E adivinhe: ficou furioso!
— Isso foi uma traição! Guerreiro não trai cacique! E filha de cacique já é prometida para outro homem! Vocês vão pagar por isso!
Muito brabo, o cacique invocou o Tupã:
Então, o cacique acabou descobrindo tudo, por conta própria. E adivinhe: ficou furioso!
— Tupã, peço que o guerreiro que se apaixonou pela minha filha seja transformado em um pássaro e passe o resto da vida voando pelas matas.
A indiazinha, desesperada, gritava:
— Não, pai! Por favor, não! Eu me caso com o guerreiro prometido, mas não faça mal ao meu amado!
Mas Tupã atendeu ao pedido do cacique e transformou o ovem guerreiro num pássaro chamado Uirapuru.
Muito triste por ter perdido a sua amada, o guerreiro, agora em forma de pássaro, cantava todos os dias, ao amanhecer, por cinco ou dez minutos, bem pertinho da oca onde dormia a indiazinha. Fazia isso para matar um pouco da sua saudade,
Quando soube disso, o cacique ficou louco da vida. Reuniu os maiores caçadores da tribo para capturarem o pássaro.
Ao saber dos planos do pai, a indiazinha correu para avisar o pássaro, no meio da floresta. Ele precisava fugir para bem longe.
— Não vou fugir! Ficar longe de você é pior do que a morte! — exclamou o jovem transformado em pássaro.
E a indiazinha respondeu:
— Mas se eu souber que você está vivo, minha tristeza será menor, porque, em algum lugar, você continuará cantando o nosso amor!
Então, o pássaro saiu voando, sem destino, até chegar ao Norte do Brasil, na Floresta Amazônica, onde vive até hoje.
Esta é a história do uirapuru, um pássaro raro, de cor avermelhada, que não se mostra facilmente. Quando ele canta, o som é tão bonito que todas as outras aves da floresta se calam.
Segundo a lenda, quem encontra um Uirapuru tem qualquer desejo realizado, pois este pássaro é o símbolo mágico da felicidade. E é por isso que os indigenas o respeitam tanto e transmitem sua história de geração par geração.