O XADREZ E A MATEMÁTICA
Professora Solange Maria Bona
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Levar o xadrez para a sala de aula é uma proposta que auxilia transversalmente no desenvolvimento de outros conteúdos curriculares. O xadrez também oferece:
-> um espaço aberto para troca de informações e conhecimentos entre os jogadores sendo um excelente meio de interação, expressão e de formação do caráter dos alunos;
-> implementa novas práticas de ensino, estabelecendo um diálogo propício entre professor-aluno e aluno-aluno;
-> coloca em xeque as hierarquias da sala de aula, promovendo uma real e verdadeira interação entre a comunidade escolar.
Duração das atividades
Aproximadamente 80 minutos – 2 aulas de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno seja capaz de reconhecer as regras do jogo mostrando as possíveis movimentações das pedras no tabuleiro.
As regras do jogo podem ser obtidas no site: www.clubedexadrez.com.br
Estratégias e Recursos da Aula
MATERIAL:
Tabuleiros de xadrez em quantidade suficiente para atingir todo o público-alvo, sejam alunos ou até mesmo membros da comunidade escolar.
DESENVOLVIMENTO:
1. Contextualização histórica: ao iniciar um trabalho com o xadrez é fundamental realizar uma contextualização histórica e social, apresentando aos alunos informações sobre como surgiram as peças e o tabuleiro, quais foram os povos que contribuíram para essa evolução e quais os princípios éticos que são desenvolvidos a partir da prática do jogo.
2. Aprendendo a jogar: em seguida, o professor forma equipes de 5 membros dispondo-as em torno dos tabuleiros, espalhados estrategicamente pela sala de aula.
3. As 4 operações matemáticas: após 20 minutos, o professor pede aos alunos que observem como as 4 operações matemáticas estão presentes na movimentação geométrica das peças:
- Na adição, quando há um ganho de pontos através das trocas de peças;
- Na subtração, quando é eliminada uma peça pelo oponente e se perdem os pontos dela;
- Na multiplicação, quando uma peça aumenta o poder da outra.
- Na divisão, quando as peças estão mal posicionadas ocorre a divisão de forças do tabuleiro.
4. O papel do educador: para esta atividade, o educador adota os papéis de orientador inicial e facilitador da expressão dos alunos no processo de organização do pensamento, planejamento da jogada e consequente tomada de decisão.
Para as jogadas é importante que o professor estimule os alunos a analisarem o tabuleiro e as pedras ali contidas de maneira a se acostumarem com a postura analítica da cena. A diversidade de possibilidades de jogadas pode ser enorme, conforme se der às discussões entre os membros das equipes e a interação com a equipe oponente.
Avaliação
Finalizando a primeira partida, o professor fará com os alunos uma auto-avaliação.
É importante que o aluno descreva:
* do que mais e do que menos gostou no jogo;
* que dificuldades encontrou;
* qual jogada foi a mais difícil;
* o que poderá fazer para melhorar a sua tática de jogo.
Boa Aula Professor!!!
Obs.: esta aula pode ser aplicada em todas as séries, já que o xadrez é um jogo que auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno.