- Caderno do Futuro 1 Ano Matemática Professor.
- Situações Problemas Sobre o Livro Bebeléu.
- Situações-problema de Matemática Envolvendo a Adição e Subtração.
Essa proposta vem mostrar as crianças que a matemática não é coisa de outro mundo e que pode ser adicionada e aprendida com coisas que gostamos. E é nessa atividade que viemos fazer esse "mix" de conteúdos para facilitar a aprendizagem da criança e motivá-la a aprender.
E como material de apoio foi utilizado o Material Dourado para fazer as contas, e o conhecimento prévio da história infantil para contextualizar as questões junto com as ilustrações mostradas na aula.
É indicado para 1º ano do ensino fundamental I.
E na avaliação: A criança pôde absorver mais facilmente, aprendendo a somar, junto com a estimulação da leitura e a interpretação de texto para o resultado final das questões.
Trabalhando a lógica Matemática através dos Contos de Fadas Infantis
Universidade do Estado do Pará Centro de Ciências Sociais e Educação (ccse)
Discentes: Andréia Verçoza, Luane Mourão, Nayara Chaves e Rafaela Siqueira.
Docente: Lucas Rodrigues
Disciplina: Estudo dos Números
INTRODUÇÃO
Uma parte importante no trabalho com a matemática é a “resolução de problemas” ou de “situação-problema”. Um problema é uma situação que mobiliza o individuo em busca de uma solução. Já um problema matemático é uma situação que necessita do pensar e do conhecimento matemático para solucioná-lo.
As crianças estão o tempo todo resolvendo problemas inclusive em suas brincadeiras. É de suma importância que pais e educadores permitam e estimulem que essas crianças resolvam por si as coisas do dia-a-dia que já tem condições de resolver, formando, assim indivíduos autônomos e independentes.
O Material Dourado é um dos muitos materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemática.
Embora especialmente elaborado para o trabalho com aritmética, a idealização deste material seguiu os mesmos princípios montessorianos para a criação de qualquer um dos seus materiais, a educação sensorial:
- • Desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem;
- • Gerar e desenvolver experiências concretas estruturadas para conduzir, gradualmente, a abstrações cada vez maiores;
- • Fazer a criança, por ela mesma, perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinada ação com o material;
- • Trabalhar com os sentidos da criança.
OBJETIVOS
Segundo Silva Reis é necessário que a situação desperte a curiosidade e o interesse dos alunos, na busca de uma de uma solução que possa ser alcançada valendo-se dos recurso internos e externos de que eles dispõem naquele instante.
Que essa relação propicie aos alunos estabelecer relações, levantar hipóteses, trocar idéias, fazer reflexões procurar soluções pensar de forma autônoma e comunicar matematicamente uma ideia: Oralmente, graficamente ou por meio de gestos.
ADAPTAÇÃO
ATIVIDADE
Baseado na gravura do conto infantil "A branca de neve e os sete anões “, o professor deverá levantar uma série de questões. Algumas histórias apresentam inclusive contextos matemáticos baseados na literatura infantil.
Observe atentamente as imagens a seguir!
QUESTÕES
1) Quantos anões viviam na floresta? Depois que a Branca de neve chegou, quantas pessoas moravam na casa? Some e represente com o material dourado.
R=
2) Os sete anões foram trabalhar na mina, chegando lá, 2 anões perceberam que tinham esquecido seus gorros e voltaram para buscá-los. Quantos anões ficaram trabalhando? Some e represente com o material dourado.
R=
3) Na história da Branca de Neve existe 7 anões, cada um deles usa um gorro. Quantifique os gorros por cor:
Amarelo:
Verde:
Marrom:
Roxo:
4) Na imagem existem 20 animais. Os passarinhos voaram para bem longe. Quantos animais ficaram? (observe a imagem) anterior
R=
5) Some quantos Pares de animais tem na imagem? Represente com o material dourado. (observe a imagem)
R=
Referências:
Livro: Silvia Maria Guedes dos Reis, A matemática no cotidiano infantil.
Fotos ilustradas:
Google imagem
0 Comentários